Como preparar o canteiro de obras para receber o concreto usinado?
O concreto usinado é um dos tipos de concreto mais utilizados em grandes obras. Esse fato se dá pela praticidade que ele apresenta, além de outras questões que envolvem o seu preparo e dosagem, aumentando ainda mais qualidade a segurança da obra.
Por mais que ele já chegue no canteiro de obra pronto para ser utilizado, ainda é preciso ter alguns cuidados durante o seu recebimento. Essas ações vão desde a chegada do caminhão na construção até o momento em que o concreto começa a ser utilizado.
Então, para que não exista mais nenhuma dúvida sobre as boas práticas que podem e devem ser aplicadas, o presente artigo irá tratar sobre o preparo do canteiro de obras para receber o concreto usinado.
Quais as características do concreto usinado?
Quem trabalha com construção sabe da importância do concreto para executar as diversas etapas construtivas e que ele é um elemento bastante diverso. Por isso, é muito comum que exista uma dificuldade na hora de definir as características dos tipos de concreto existentes.
O concreto usinado, apesar de ser amplamente utilizado nas construções brasileiras, ainda gera algumas dúvidas. Então, antes de entender sobre o preparo para recebê-lo, será importante conhecer um pouco mais sobre ele, pois dessa forma os cuidados serão ainda maiores.
Confira agora uma lista de detalhes que o diferencia dos demais:
-
Ele é preparado em uma usina de concreto
O concreto usinado ou concreto dosado em central (CDC) leva esse nome exatamente por ele ser preparado em uma usina de concreto e não no canteiro de obra. Isso faz com que ele consiga assumir características únicas e compatíveis com padrões normativos e também com as especificações do projetista.
-
Apresenta uma mistura mais homogênea
O rigor encontrado nas centrais de preparação de concreto faz com que a mistura seja bastante homogênea. Os fatores para que isso aconteça são diversos, podendo citar dois especiais: medida exata dos insumos utilizados para a produção e controle da betoneira durante a mistura dos elementos que fazem parte da composição.
Um outro ponto importante que deve ser ressaltado é que a concretagem utilizando o concreto usinado se dá de forma completa e não fracionária, como acontece com aqueles preparados nos canteiros de obra.
-
Elevado controle tecnológico e de qualidade
As empresas possuem um controle muito rigoroso da qualidade dos materiais utilizados e também da mistura final. Tudo isso é feito com aparelhos eletrônicos que fazem a dosagem correta, definindo a quantidade exata de cada elemento para que a resistência final seja compatível com as características passadas pelo projetista e são realizados testes para comparação da qualidade dos mesmos.
Como deve ser o preparo do canteiro de obra para o recebimento do concreto?
A partir do momento em que o caminhão betoneira chega na obra, o responsável pelo recebimento deve seguir alguns procedimentos. Vale lembrar que a verificação possui embasamento normativo e segue os padrões da NBR 12.655 – Norma de Preparo de Controle e Recebimento do Concreto.
Veja cada ação que deve ser tomada no momento em que o concreto usinado chega na obra:
- Primeiramente, deve-se verificar se o caminhão está lacrado e se o número do lacre é o mesmo que está na nota. Além disso, é preciso também verificar se as características do concreto, como FCK, abatimento e traço também são os mesmos exigidos durante o pedido. O responsável deve estar ciente que ele deve saber todas as características que foram solicitadas durante o pedido, em caso de dúvida, o ideal é contatar o projetista da obra.
- Tendo toda essa confirmação, a mangueira do caminhão deverá ser ligada e o primeiro jato de concreto deve ser “desperdiçado”. Isso acontece, pois, esse concreto inicial não apresenta uma mistura homogênea.
- O segundo jato também não será utilizado na estrutura e sim para a realização do “Slump Test”, avaliando a plasticidade do concreto.
- Após o término do teste de abatimento, faz-se corpos de provas para que a resistência também seja comprovada em laboratório. Todos eles serão identificados, mostrando o nome da obra e a hora da concretagem.Lembrando que antes delas irem para o laboratório, as amostras passarão 24 horas em repouso.
- Cada projeto pode exigir um certo número de corpos de provas, então o projetista fará essa definição.
- É ideal que seja feito um mapeamento da concretagem, identificando quais foram os caminhões e corpos de provas para cada etapa da estrutura. Dessa forma, se houver algum problema no teste de resistência, é possível realizar medidas de recuperação da estrutura em que o concreto com baixa resistência foi utilizado.
Considerações finais
É de extrema importância que todos os passos apresentados sejam seguidos. Lembre-se que eles garantirão uma maior qualidade na execução das etapas estruturais, aumentando a segurança da obra.
Quando a construção conta com empresas capacitadas a trabalhar com honestidade e seriedade técnica, os problemas tendem a ser diminuídos e os preparos e cuidados passam a ser apenas medidas de proteção.
Para mais informações, acesse: https://metalengeconcretos.com.br/